Offline
Novos semáforos reforçam a segurança viária no Conjunto Esperança e Passaré
Fortaleza passará a contar com 1.091 equipamentos.
Publicado em 25/07/2025 19:47
Ceará
Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza.

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

25/07/2025

 

Para organizar a circulação de veículos e garantir travessias mais seguras para pedestres, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) ampliará a rede semafórica de Fortaleza com a implantação de dois novos equipamentos. O primeiro deles entra em operação nesta sexta-feira (25/07) no cruzamento da Rua Dionísio Cerqueira com Av. Contorno Norte, no bairro Conjunto Esperança.

O novo semáforo contará com três estágios, incluindo a fase exclusiva para pedestres. Para promover a mobilidade segura, estudos técnicos realizados pela AMC também indicaram a necessidade de mudanças na circulação da região. A Rua Dionísio Cerqueira passa a ter sentido único norte-sul, entre a rua Estrada do Siqueira e a Av. Contorno Norte. Já a Rua Lucimar Fernandes também tem sentido único no sentido oeste-leste.

“As mudanças visam garantir a travessia segura de pedestres e reduzir conflitos entre veículos, organizando melhor o tráfego na área”, destaca Lélio do Vale, coordenador da Central Mobilidade para Preservação da Vida no Trânsito da AMC.

Já na próxima terça-feira (29/07), o órgão implantará um novo semáforo na Av. Juscelino Kubitschek para disciplinar o acesso à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), no Passaré.

O equipamento terá estágio exclusivo para pedestres, proporcionando mais segurança na travessia de uma via de grande largura e alto volume de tráfego. A medida facilitará ainda as conversões no retorno próximo, que passam a contar com a proteção do tempo semafórico destinado aos deslocamentos a pé.

Rede semafórica

Com as novas ativações, o parque semafórico de Fortaleza passará a contar com 1.091 equipamentos. Somente neste mês, a AMC já havia instalado outros quatro semáforos, em diferentes pontos da cidade.

A população pode solicitar novas sinalizações por meio das centrais de atendimento da AMC ou pelo site do órgão.

Comentários